O sono e as crianças – dicas para o seu filho dormir melhor


por Dra Vanessa Azevedo (farmacêutica)

sono e criançaDurante muito tempo o sono foi considerado um período de tempo em que o corpo e a mente ‘desligavam’! Atualmente sabe-se que isso não é verdade, pois durante o sono o nosso corpo e o nosso cérebro estão em constante atividade, apenas é um período de diminuição da nossa consciência e de menor mobilidade física.
Dormir é fundamental para a nossa saúde, uma vez que durante o sono os músculos são reparados, a nossa respiração e o ritmo cardíaco são regulados, recuperamos energia, aumentamos a capacidade de resistência a infeções, filtramos as informações recebidas pelo nosso cérebro, retendo as memórias mais importantes e aumentamos a capacidade de concentração, de aprendizagem e de controlo das emoções.
Tendo isto em conta, uma noite bem dormida é extremamente importante na criança, mas por vezes é difícil para os pais colocar os filhos a dormir a horas certas, não garantindo assim horas de descanso suficientes para a criança. Mas afinal quantas horas necessita de dormir uma criança? Tudo depende da idade:
Recém-nascido – 18 horas
Bebé – 15 horas
Crianças (1 a 3 anos) – 14 horas
Criança em idade pré-escolar (3 a 5 anos) – 13 horas
Criança em idade escolar (5 a 12 anos) – 11 horas
Para garantir que a criança dorme bem quer em quantidade, quer em qualidade, é fundamental pôr em prática as técnicas de higiene do sono, desde cedo. Estas técnicas não são nada mais do que rotinas simples, hábitos e cuidados que melhoram a qualidade do sono, como por exemplo: horários certos para dormir e acordar; o quarto deve estar escuro, limpo, tranquilo, arejado e com temperatura amena; as crianças devem dormir na própria cama e não na dos pais; não ver televisão, ouvir música ou fazer atividade física intensa 1 hora antes de ir para a cama; usar a cama só para dormir e não para brincar, comer, etc; não beber bebidas estimulantes e com muito açúcar à noite; ter uma rotina de sono. A rotina de sono é uma sequência de acontecimentos que a criança põe em prática até ir dormir e que se repete todos os dias, levando-a a perceber que a hora de dormir está a chegar. Esta rotina pode ser, por exemplo, tomar banho, jantar, lavar os dentes, última ida à casa de banho, ir para a cama, ouvir uma história para adormecer, e dar um beijinho de boa noite.
Com estas pequenas dicas postas em prática a criança dormirá melhor, assegurando os mais variados processos que ocorrem durante o sono, referidos anteriormente!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.