História


História do Grupo Correia Rosa Lda

logotipo da farmácia rosa com morada

José Constantino Correia Rosa nasceu em Alenquer em 1917. Tirou o curso de Farmácia em Lisboa e, em 1944, veio morar para Caldas da Rainha com a sua esposa, Maria dos Anjos Costa Rosa. Tiveram duas filhas, Margarida Rosa Tacanho e Eduarda Rosa, também farmacêutica (professora de Química Orgânica na Faculdade de Farmácia na universidade de Lisboa). O seu primeiro local de trabalho foi a Farmácia Branco Lisboa. Em 1949, o Dr. Rosa adquiriu a Farmácia Caldense, que se tornou uma das principais farmácias da cidade. Empreendedor e otimista, em 1958, abriu sua a segunda farmácia na cidade, a Farmácia Rosa. As primeiras instalações foram na Rua Fonte do Pinheiro, num ex-armazém de uma drogaria, onde permaneceu 10 anos. Depois passou para a Rua Raul Proença e, finalmente, em 1983, mudou-se para a localização atual, a Avenida 1º de Maio. De 1964 a 1975, a Farmácia Caldense e Rosa foram administradas pela Sociedade Industrial Farmacêutica SA. Durante esse período, José Rosa trabalhou em Lisboa, nos Laboratórios Azevedos. Regressou a Caldas da Rainha no pós-25 de Abril e em 1976 abriu um posto de medicamentos em Santa Catarina, sob a responsabilidade da Farmácia Caldense. Em 2010, o mesmo passou a farmácia, sendo a atual Farmácia Santa Catarina.

Logo Caldense XLLogo St Catarina XL

Catarina Rosa Tacanho, filha de Margarida Tacanho, tirou o curso de Ciências Farmacêuticas na Faculdade Farmácia da Universidade do Porto e em 2003 regressou a Caldas para gerir o negócio familiar. Em 2011, a sociedade por quotas Correia Rosa Lda., que anteriormente possuía a Farmácia Santa Catarina e Caldense, passa a deter também a Farmácia Rosa. Os sócios são Catarina Tacanho e Robin Rosa Burgess, filho de Eduarda Rosa.

Em 2016, o grupo expande-se com a abertura de uma ortopedia, Articular Ortopedia & Bem-Estar. Esta era uma área já bastante trabalhada, sobretudo pela Farmácia Rosa.

Articular - Ortopedia e Bem-estar

A história do grupo Correia Rosa faz-se também dos seus colaboradores. Um dos colaboradores mais reconhecidos era o Sr. Faria (1925-2017), que trabalhou no grupo 50 anos. Começou a trabalhar em 1955 na Farmácia Caldense e, dois anos e meio depois, transitou para a Farmácia Rosa. É relembrado por muitos como um excelente profissional, sobretudo na área dos manipulados. Fazia de tudo: supositórios, loções, pomadas, produtos de beleza, entre muitos outros.

Sr Faria

Icónico também é o colaborador José Manuel Serrenho (Zé Manel), que começou a trabalhar na Farmácia Rosa aos 12 anos, reformando-se aos 50 anos de carreira, em 2017. Conhecido e respeitado pelos clientes, sempre ‘vestiu a camisola’ da empresa com grande afinco, e continua a colaborar na organização das caminhadas anuais e a participar nas atividades internas do grupo.

José Serrenho

 

logotipo da farmácia da empresa correia rosa com morada

 

Voltar