Testes de Rastreio


Pressão Arterial
A expressão “tensão arterial” diz respeito à pressão que o sangue faz na parede das artérias por onde circula, paredes que por isso ficam sob tensão, distendidas pela pressão do sangue. A pressão arterial “máxima e mínima” (ou “sistólica e diastólica”) refere-se ao valor máximo alcançado com a contracção do coração (sístole) e ao valor mínimo quando o coração a seguir se distende e relaxa (diástole). Os valores recomendáveis para a pressão arterial são 120 a 139 mmHg para a pressão máxima e 80 a 89 mmHg para a pressão mínima. A hipertensão arterial não se sente, mede-se! Quer isto dizer que a pressão pode estar alta sem se sentir nada, e por outro lado, pode-se estar nervoso, “sob tensão”, e ter a tensão arterial normal.

Texto adaptado de http://www.incp.pt/ 

 

Glicémia
Dá-se o nome de glicémia à quantidade de açúcar no sangue. Ao aumento excessivo da glicémia, chama-se hipérglicemia. Controlar os valores de glicémia em jejum e após as refeições é importante para prevenir o aparecimento da DiabetesValores de glicémia de referência em jejum a após as refeições

 Texto adaptado de http://www.apdp.pt/

Colesterol Total e Triglicéridos
O colesterol e os triglicéridos são substâncias lipídicas essenciais ao nosso organismo. No entanto se circularem no sangue em valores elevados podem surgir problemas a médio/longo prazo. Os triglicéridos resultam da transformação de alguns açúcares em gordura, pelo que o organismo obtém os triglicéridos por causas endógenas (produção no fígado) e por causas exógenas (alimentação). O excesso de colesterol e triglicéridos origina a formação de placas de gordura nas paredes das artérias, o pode provocar o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Por isso, é essencial controlarmos e sabermos os nossos valores de colesterol total e de triglicéridos! Considera-se que o colesterol total está dentro dos valores recomendados se este for inferior a 190 mg/dL. No que diz respeito aos triglicéridos o valor deve ser inferior a 150 mg/dL.

Para além de controlar os valores, é necessário também mudar os hábitos de vida para que se diminua o risco cardiovascular individual já que o AVC e o enfarte são as principais causas de morte em Portugal.

Factores de Risco Cardiovascular

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Texto adaptado de http://www.incp.pt e www.msd.com

 

INR
O INR é um parâmetro utilizado para monitorizar a terapêutica anti-coagulante oral. Dá-se o nome de INR ao tempo de protrombina standartizado, ou seja, o tempo que o sangue leva a formar coágulos. Os valores de INR ideais variam para cada doente, situando-se regra geral entre 2 e 3.

 

Despiste de Infecções Urinárias
 Através da recolha de uma amostra de urina, este teste permite, de forma qualitativa, saber se estamos ou não na presença de uma infecção urinária. Para mais informações entre em contacto connosco.

 

Voltar