Farmácia dos Afetos


 

Sabia que as Farmácias Rosa, Caldense e Santa Catarina são Farmácias dos Afetos?

Farmácia dos Afectos – vídeo

Logotipo maçã dos afetos

As suas farmácias juntaram-se ao projeto “Cidade dos Afetos”, assente em atividades nas escolas de todos os graus de ensino, e que parte do lema “Escola de Afetos, Escola de Sucesso”. Este projeto pretende mobilizar todo o tecido escolar e parceiros da comunidade para o desenvolvimento de atividades com ênfase na componente afetiva, tentando, assim, sensibilizar as nossas crianças e adolescentes para um futuro assente no bem-estar e estilo de vida saudável.

Desta forma, comprometemo-nos a organizar e participar em iniciativas e atividades que promovam os afetos entre os cidadãos, as instituições e a cidade como um todo.

 

 

 

Caminhada 2018: Caminhar pela saúde pela rota de arte pública do escultor Ferreira da Silva

018_03Cartaz Caminhada-page-001

 

Caminhada 2017: Caminhar pela saúde nos caminhos da Rainha D. Leonor

Caminhada 2017

No dia 7 de Maio realizámos a nossa caminhada anual.
Contámos com cerca de 350 participantes, que caminharam cerca de 6,7 km com muito boa disposição. O valor angariado -cerca de 716€ – reverteu a favor da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Caldas da
Rainha.
Para além de caminhar, também observámos plantas no parque D. Carlos I acompanhados pela prof. Mercês Silva e Sousa que nos mostrou algumas particularidades da vegetação do nosso parque.
Finalmente, desafiámos os nossos participantes a partilhar fotografias de afectos na caminhada, evidenciando a importância do respeito pelo próximo e pelo meio ambiente na construção de uma sociedade mais responsável. Foi assim a nossa 10ª caminhada! Para o ano há mais, contamos consigo!

 

 

 

 

Semana dos Afectos 2017 – ” A tua rua também é minha”

Este ano, o grupo Correia Rosa “vestiu-se” de afectos e convidou os utentes a juntarem-se na partilha de abraços e mensagens de afecto. Juntos acreditamos que “partilhar afectos é semear o amor” e que “o lado melhor do mundo é dentro de um abraço!” Sejam felizes!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Limpar a praia 2ª edição – 7 de Agosto

Os colaboradores do grupo de Farmácias Correia Rosa, e os alguns amigos e clientes, juntaram-se no passado dia 7, na Foz do Arelho, com vontade de arregaçar as mangas e limpar a praia. Tal como no ano passado, a praia parecia limpa… Após apenas duas horas de limpeza (o calor não permitiu mais!), recolhemos cerca de 25 sacos de lixo, que foram recolhidos posteriormente pela junta de freguesia. Apesar de tudo, a praia estava mais limpa do que no ano passado  o que significa que as pessoas têm mais cuidado e que a limpeza da praia é feita de forma mais regular. Foi uma manhã cansativa mas muito recompensadora, na medida em que ajudámos na limpeza da nossa praia, contribuindo para a saúde e bem-estar daqueles que a frequentam. Para além de limpar, distribuímos um folheto com dicas para manter a praia limpa e segura para que nos possamos divertir sem preocupações ou lesões desagradáveis.

Limpar a praia 2016

Deixamos também aqui algumas dicas:

-Leve um saco, de preferência biodegradável, para colocar todo o lixo que fizer na praia. Quando for embora, deite-o no contentor do lixo.

-Se fumar, não deixe as beatas na areia. Existem muitas praias que inclusivamente dispõem de cinzeiros gratuitos para os fumadores.

-Não deite lixo na areia nem no mar, pois prejudica a qualidade da água e a vida marinha.

-Se tiver filhos, transmita-lhes desde pequenos a importância de não poluir e que o lugar do lixo é no contentor. Crianças bem instruídas serão adultos mais responsáveis.

-Se passear o seu animal de estimação na praia ou junto dela, certifique-se que limpa todas as suas necessidades.

-Participe em atividades que envolvam a comunidade na limpeza das praias!

Para finalizar, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que ajudaram e apoiaram esta iniciativa. O ideal seria uma praia sempre limpa, mas até que o desejo se torne realidade, propomo-nos a “cuidar” da praia e de todos os que a visitam tal como cuidamos dentro das nossas farmácias.

E lembre-se: cuide de si e da sua praia, nós ajudamos!

 

 

Caminhada pela Rota Bordaliana: 15 de Maio

No passado dia 15 de Maio, o grupo de farmácias Correia Rosa Lda – Farmácia Rosa, Caldense e Santa Catarina – organizou pelo 9º ano consecutivo a sua caminhada anual, cujo tema foi a Rota Bordaliana. O valor das cerca de 500 inscrições reverteu este ano totalmente a favor da organização sem fins lucrativos Refood, de Caldas da Rainha. Além do valor obtido nas inscrições houve ainda um sorteio e uma banca solidária, que permitiram elevar o valor angariado para cerca de 700€. Durante o percurso, contámos com a presença de Isabel Castanheira, apaixonada pela obra de Bordalo Pinheiro, e Cipriano Simão, presença habitual nas nossas caminhadas, que foram explicando alguns pormenores bastante interessantes acerca de Bordalo Pinheiro e a sua obra. Agradecemos a todos os participantes pela presença e ajuda, bem como a toda a equipa que tornou este evento possível. E para o ano há mais!

DSC_0773 DSC_0776 DSC_0786 DSC_0790 DSC_0815 DSC_0818 DSC_0820 DSC_0838 DSC_0847 DSC_0867 DSC_0909 DSC_0917 DSC_0928 DSC_0936 DSC_0940 DSC_0949 DSC_0956 DSC_0974

 

 

 

 

 

 

 

 

 

– Dia dos Afectos: 11 de Fevereiro 2016 

Macã dos Afectos 2016 - "Em cada maçã a minha cidade"

Macã dos Afectos 2016 – “Em cada maçã a minha cidade”

 

 

No passado dia 11 de Fevereiro, celebrou-se o dia dos Afectos. Para o comemorar em pleno a equipa Correia Rosa fez a sua maçã dos afectos! Este ano o tema proposto pelo Movimento Cidade dos Afectos foi “em cada maçã a minha cidade” e, desta forma, a maçã Correia Rosa está decorada com elementos característicos da nossa cidade como as andorinhas e os beijinhos.

 

 

 

 

 

 

Nesse mesmo dia, por volta das 11h foi a hora do abraço! O abraço é o gesto de afecto por excelência que muitas vezes é esquecido. Um bom abraço tem o poder de “curar os males da alma” e tem muitos benefícios para a saúde: nomeadamente na diminuição da ansiedade, depressão e problemas cardiovasculares. Quase que apetece dizer “Um abraço por dia nem sabe o bem que lhe fazia!” Nós já experimentámos, e vocês…já abraçaram alguém hoje?

Abraços Correia Rosa 2016

Hora do Abraço – 11 de Fevereiro às 11h

Abraços Correia Rosa 2016

Abraços Correia Rosa 2016

 

 

 

 

-Inauguração Passeio dos Afetos – 19 Setembro 2015, Foz do Arelho

Inauguração Passeio dos Afetos

 

Já ouviu falar do Passeio dos Afetos?

No passado dia 19 de Setembro, pelas 17h30, foi inaugurado o Passeio dos Afetos, um circuito pedonal que se estende por 4 km, entre o cais da Foz do Arelho até ao Nadadouro. Este acontecimento, organizado pelo projeto Cidade dos Afetos, contou a colaboração de alguns dos parceiros do mesmo, nomeadamente a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que ofereceu t-shirts, o grupo de farmácias Correia Rosa Lda, que esteve presente e forneceu brindes e águas, e a Maçã de Alcobaça, que distribuiu maçãs por todos os participantes. Este evento consistiu numa caminhada, marcada pelo descerramento de duas placas alusivas à Cidade dos Afetos, quer no início quer no final do percurso. Após o regresso ao cais, seguiu-se um pequeno convívio. O evento foi, também, marcado pelo discurso do Dr. Jorge Nunes, coordenador da Unidade de Saúde Pública de Caldas da Rainha, e de Alberto Pereira, vereador da Educação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Relembramos que a Cidade dos Afetos é um projeto que pretende mobilizar todo o tecido escolar e parceiros da comunidade, para o desenvolvimento de atividades com ênfase na componente afetiva, tentando, assim, sensibilizar as nossas crianças e adolescentes para um futuro assente no bem-estar e estilo de vida saudável.

 

Inauguração Passeio dos Afetos 12027305_1030640663632970_2436267393197360098_o 12030461_1030642180299485_8594023818611023205_o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História:

A primeira atividade realizada em conjunto com a Cidade dos Afetos foi a nossa CAMINHADA, que decorreu no dia 17 de Maio de 2015!

Caminhada pela saúde e pelos afetos da Farmácia Rosa 2015

Este ano, além de caminharmos pela saúde, caminhámos pelos afetos. Fizémos uma pequena apresentação deste projeto, bem como algumas atividades surpresa, no já habitual e agradável passeio histórico-ambiental pela cidade, seguido de picnic convívio na mata.

Este ano contámos, também, com um parceiro muito especial para todos os caldenses…a Gazeta das Caldas, que completou 90 primaveras!

Cartaz caminhada pela saúde e pelos afetos 2015

 

Este anos contámos com a presença de mais de 300 participantes! O nosso muito obrigado a todos!

Agradecemos também à Gazeta das Caldas, ao Clube da Maçã de Alcobaça, aos Pimpões, à Cidade dos Afetos e ao Município das Caldas da Rainha pela colaboração e boa disposição.

Foi uma manhã saudável, cultural, divertida e recheada de afetos! Em breve publicaremos as fotografias desta atividade. Fiquem atentos!

 E aqui vão as fotos da caminhada que poderá consultar na nossa página do facebook.

Pode também recordar esta caminhada com o nosso vídeo resumo. Para os que foram podem recordar todos os momentos, para os que não foram ficam com mais vontade para o ano!

 

As Montras dos Afectos:

 

A nossa montra dos Afectos elaborada pela EB da encosta do Sol! Pode vê-la na Farmácia Caldense.

Farmácia Caldense  e Farmácia Rosa – maçãs elaboradas pelos alunos da EB da Encosta do Sol, nas Caldas da Rainha.

Montra dos Afetos na Farmácia Rosa DSCF4353 DSCF4354