por Mónica Rodrigues
Conselheira de dermocosmética, FARMÁCIA ROSA
Infelizmente os casos de Oncologia estão cada vez mais presentes na nossa vida e afectam tanto psicologicamente como fisicamente.
Segundo a ” International Agency for Research on Cancer”, são diagnosticados 10.9 milhões de pessoas em todo o Mundo com cancro. Em Portugal prevê-se um aumento de 12,6% de casos em 2035.
Os efeitos secundários e patologias ao nível da Derme devido aos tratamentos com Radioterapia, Quimioterapia e Imunoterapia poderão ser :
- Queda de cabelo, sobrancelhas e pestanas.
- Unhas frágeis e quebradiças (Paroniquia,Onicólise).
- Secura labial e alterações da Mucosa Oral (Xerostomia,Glossite,Mucosite,Infeções por Candidíase,Ulceras Afetosas).
- Secura extrema da pele podendo originar Foliculite,Xerose.
- Pés e mãos inchados (Eristrodisestesia Palmo-Plantar).
Um doente oncológico deverá ter alguns cuidados com a pele, uma acção preventiva para reduzir o risco de vir a desenvolver algumas das patologias acima mencionadas.
- Higiene: usar um produto de limpeza que respeite o Ph da pele 5.5, Antisséticos, Desodorizantes sem sais de alumínio, parabenos e perfume.
- Hidratação: Emolientes bastante hidratantes podendo ter na composição Ureia entre 5 a 10%. Deve evitar usar produtos com retinoides e peróxido de benzoílo.
- Protecção solar: Usar protectores solares Minerais com factor 50+.
- Maquilhagem de Correcção:Deverá ser hipoalergénica,não comodogénica e não-oclusiva.
A qualidade de vida dos doentes oncológicos é crucial para a sua recuperação.Uma boa relação com a sua imagem dá ao doente a força e positivismo necessários para enfrentar esta doença que cruzou o seu caminho.
Texto publicado na Gazeta das Caldas em Maio de 2015